Laser Shearography NDT

A shearografia a laser é uma técnica de medição de superfície óptica, não destrutiva (NDT), que funciona com base no princípio da interferometria de cisalhamento por laser.

D

P1_v2-1024x433.png

Através da aplicação de uma carga ou excitação à superfície de um objeto, um sensor de shearografia pode observar a flexão da superfície na forma de um campo de deformação fora do plano. A medição obtida é visualizada como um mapa de fase que apresenta a diferença relativa nos dois estados (referência/deformado) como franjas.

 

Fraquezas locais na estrutura, causadas por descontinuidades, são indicadas como franjas isoladas. Como o sensor é sensível à interferência da luz do laser, ele pode detectar dobras dentro da faixa do submicrômetro.

 

Exemplos de Aplicações:

  • Honey comb e sanduíches para descolamento, núcleos rachados, núcleos esmagados, espetos de ligação de nó, kissing bounds e corrosão (alumínio) entre a pele/núcleo.
  • Laminados e invólucros para delaminações, enrugamento da camada, entrada de fluidos e manchas secas.
  • Ligações e revestimentos para disbonds, pontos secos e kissing bounds.
  • Compostos e cerâmicas para espaços vazios, rachaduras e abrasões.
  • Espumas de spray e selantes para porosidade e espaços vazios.

FlawHunter NDT System

laseer sh.jpg

O FlawHunter é um dispositivo de inspeção NDT integrado para operações NDT em campo (serviço) e controle de qualidade (pós-produção).

 

FlawExplorer Sensor

sensor.jpg

O FlawExplorer é um sensor NDT de shearografia a laser projetado para ser usado; aplicações de controle de qualidade pós-produção ou inspeções de componentes em campo (em serviço).

FlawScout Sensor

scout.jpg

O FlawScout é um sensor de teste não destrutivo (NDT) de shearografia a laser para aplicações em controle de qualidade, pesquisa acadêmica ou treinamento em END.

 

A shearografia a laser está sendo usada atualmente para uma grande variedade de aplicações NDT em vários setores, incluindo; Aeroespacial, Aviação e MRO, Energia Eólica, Marinha, Automotiva e Manufatura. Os sistemas de teste podem ser manuais, semi ou totalmente automatizados na pós-produção (controle de qualidade) ou na inspeção NDT em campo (em serviço).

 

  • A técnica está incorporada nos seguintes padrões: EN 4179, NAS 410 e ASNT SN-TC-1A.

 

Fale conosco

Deixe seus dados e entraremos em contato. 

Veja também

Combustão

Spray e Partículas

Mecânica dos Fluídos